No passado dia 1 de Abril, foi concluída a venda de 100% das ações da GlassCo, S.A., empresa que detém a ExpressGlass e a DiverAxial, ao Cary Group AB, sendo este mais um passo na expansão europeia do Grupo Cary.
A ExpressGlass, especialista na substituição e reparação de vidros automóveis, tem atualmente 90 lojas em Portugal, das quais 46 são operadas por parceiros independentes sob a marca ExpressGlass e 44 são propriedade da ExpressGlass. A DiverAxial é a empresa importadora e distribuidora de vidros do grupo, com 2 armazéns, em Lisboa e no Porto. Em 2021, o volume de negócios do grupo ExpressGlass rondou os 16 milhões de euros e conta com cerca de 200 funcionários.
O Cary Group é uma empresa de origem sueca, com mais de 70 anos de experiência e um dos líderes europeus no mercado de substituição e reparação de vidro automóvel, e que está desde setembro de 2021 cotado na Bolsa de Estocolmo.
Com uma faturação anual de cerca de 200 milhões de euros, está para já presente nos países nórdicos – Noruega, Suécia, e Dinamarca, e ainda no Reino Unido, através da Nacional Windscreens, em Espanha, com a aquisição da Ralarsa em julho de 2021 e a na Alemanha, com a aquisição da Zentrale Autoglas. Nestes países tem mais de 900 lojas e mais de 400 unidades de serviço móvel.
O Cary Group tem vindo a efetuar aquisições de players independentes em vários países europeus e considerou que a ExpressGlass reunia as condições ideais para ser uma boa plataforma de expansão no mercado português, como refere Anders Jensen, CEO do Cary Group: “A ExpressGlass tem uma marca forte, oferece serviços de alta qualidade e possui relacionamentos bem estabelecidos com seguradoras e outros clientes. O mercado português de reparação, substituição e calibração de vidros automóveis é uma parte importante do mercado europeu, com forte crescimento previsto para os próximos anos, impulsionado por uma frota crescente de veículos, aumento do número de quilómetros percorridos e para-brisas de maior complexidade, aumentando assim a necessidade de calibração. A aquisição da ExpressGlass foi um passo natural na nossa jornada de consolidação e reforça a posição do Cary Group na Península Ibérica”.
De acordo com Joana Marques, CEO da ExpressGlass, “Vemos no Cary Group um grupo com a ambição de chegar a líder europeu no mercado em que a ExpressGlass hoje atua, e que pretende trazer sinergias e economias de escala à mesma, fruto da presença nos vários países onde já se encontra, e nos futuros mercados onde entrará no futuro. Estamos entusiasmados e confiantes no futuro pois este é um grupo de grande dimensão, especialista no nosso mercado e que nos dará todo o apoio necessário à expansão da ExpressGlass no mercado português.”
Com esta aquisição, o Cary Group pretende dar apoio, com autonomia, a toda a equipa de gestão da ExpressGlass, alavancando a atual estratégia da empresa por forma a fazer da ExpressGlass uma marca com ainda mais sucesso e mais notoriedade no mercado. Num setor onde o serviço ao cliente é crítico, a renovação do Prémio Cinco Estrelas pela ExpressGlass para o ano de 2022, foi um reconhecimento do mercado do nível de serviço da marca, muito valorizado pelo Cary Group.